Escalfados ’17

Standard

Acampamento comemorativo do 17º aniversário do Grupo 197 de Quelfes. Realizou-se em Quelfes, concelho de Olhão, no polidesportivo da localidade nos dias 4 e 5 de Novembro.

IMG_20171104_102154Perto de três centenas de elementos afectos às duas Associações Escotistas existentes em Portugal, os Escoteiros de Portugal e o Corpo Nacional de Escutas, disseram presente. Designadamente os Grupos: 6 de Olhão, o 60 de Vila Real Santo Antonio, o 77 de Faro, o 243 de Almancil, e os Agrupamentos: 554 de Olhão, 1200 de Quelfes e o 1255 de Moncarapacho, e obviamente os anfitriões do Grupo 197 de Quelfes.

O Grupo 6 apresentou-se com um contingente de 55 elementos incluindo 9 Dirigentes, os jovens vigorados por ser o primeiro acampamento do ano escotista, para alguns iria ser a sua primeira noite de campo, para a generalidade a oportunidade de confraternizar e rever outros irmãos Escoteiros e Escutas.

Reporter6 em conversa com a Chefe de Grupo do 197,Carla Cássio, foram-lhe colocadas duas questões:

  • R.6 “Qual o sentimento perante a boa aderência de participantes na Atividade? “                         -C.C.”  Satisfeitíssima pela boa participação e por estar junto desta malta fantástica.“
  • R.6 “Que perspectivas para o Grupo que lidera?”                                                                                  – C.C. ”Confiança no trabalho realizado e boas perspectivas para o futuro do Grupo.”   

Após a receção aos Grupos teve lugar o inicio oficial da actividade com o Içar das bandeiras e os discursos de abertura por parte do Presidente da Freguesia de Quelfes, do Chefe Regional da Região do Sul e da própria anfitriã Escoteira Chefe de Grupo 197. Seguindo-se a montagem de sub-campos.

IMG_20171104_102149As actividades de sábado foram realizadas por divisões e focaram principalmente a técnica escotista, adequada a cada faixa etária. Destaco a patrulha Andorinha do nosso Grupo que foi considerada a melhor em campo na sua Divisão.

“Mar”, seria o tema do Fogo de Conselho, onde os Grupos teriam 10 minutos para representar uma “peça “. Abriu o anfitrião com uma sátira ao início dos tempos e a criação de Quelfes.  O Grupo 6 atuou em 3º lugar com a peça “Mar à vista” que através de 4 atos contou a historia das 3 invasões francesas e a expulsão dos exércitos franceses das terras de Olhão dando origem à viagem ao Brasil para contar a boa-nova ao Rei lá exilado. Destacou-se para além das excelentes representações dos elementos, a participação de todos e os cenários e adereços utilizados, merecendo no fim a distinção como a melhor atuação da noite.

O domingo de manhã contou com o já típico jogo “Escalfados” composto por equipas mistas em género e idades, que atuavam como uma tripulação de uma embarcação, num mega jogo inspirado na Batalha Naval.

O concurso de culinária tinha como ingrediente obrigatório: camarão. As patrulhas arregaçaram as mangas e confeccionaram variados pratos, deliciando-se no fim com belos manjares de camarão, nas nossas patrulhas havia massa com camarão, camarão frito com alho e lasanha de camarão. Destacou-se uma patrulha do 77 com uma açorda de camarão no pão.

Chegado ao fim, teve lugar a cerimónia de encerramento com a entrega de lembranças aos Grupos e Agrupamentos participantes, e entrega de prémios ás patrulhas e bandos que se destacaram pela sua participação nas actividades.

E nós, após arrumação de todo o material de Grupo, reunimos para a foto de Grupo da praxe, e as últimas palavras de incentivo aos elementos pela boa prestação e convívio geral.

Reporter6
Carlos Tavares       

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s