O Lenço do 6

Standard

Em 86 anos de vida o lenço do Grupo 6 não foi sempre o nosso conhecido lenço preto vermelho e branco que actualmente usamos. Pois é, este é um facto que muitos escoteiros do 6 desconhecem, mas a verdade é que o nosso lenço já teve muitas versões diferentes!
Com a ajuda do Chefe Brito da FAEP (Fraternal dos Antigos Escoteiros de Portugal), aqui fica este artigo, com a história do nosso lenço.

Qual foi o 1º lenço do Grupo? A resposta a esta pergunta não é certa, mas crê-se que o 1º lenço tenha sido de cor azul (azul marinho), plano. Um Regulamento Geral da AEP (ca. 1916) especifica que:

O lenço será um quadrado de 0,75m de lado, dobrado na diagonal. (…) Cada grupo escolhe a cor do seu lenço de modo a ser diferente em cada zona.

Já na década de ’40, em fotografias do Grupo se podem ver escoteiros com o lenço de uma cor, mas com uma adição: um triângulo de cor mais escura no vértice do lenço (ficando assim, quando dobrado, atrás do pescoço).

"Patrulha Águia no Cerro da Cabeça" - data desconhecida (1947?) No escoteiro à esquerda é visível o lenço azul com o triângulo mais escuro no vértice.

Azul com triângulo escuro no vértice - até 1950

No início da década de ’50, o lenço deixa o triângulo, e passa a ter uma barra azul escura.

Lenço azul com barra azul escura

Já nos anos ’60, e até 1965, o Grupo adopta um lenço radicalmente diferente, usando um tecido com xadrez (essencialmente vermelho). Mas, devido a ruptura de stock deste tecido, e na necessidade de se arranjarem novos lenços, foi decidido voltar-se ao anterior lenço – azul claro com barra azul escura.

Lenço com padrão xadrez. 1960-1965

Na década de ’70, a AEP aprova o uso de camisa azul no uniforme. O azul da nova camisa era muito semelhante ao azul do lenço usado, e fazia pouco ou nenhum contraste com o mesmo. Assim, em Conselho de Grupo, aprova-se, por votação, as novas cores do lenço – preto, com barras branca e vermelha. Originalmente estas barras eram mais estreitas do que as que actualmente usamos, mas de resto, este lenço mantém-se até hoje.

O lenço aprovado em Conselho de Grupo nos anos 70, que se mantém até hoje.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s